domingo, 15 de setembro de 2013

O Divórcio do Poder e da Política

O casamento entre o Poder e a Política jamais deu certo neste país. Poder e Política sempre foi um casal desajustado, brigando entre si, competindo, um querendo destruir o outro a fim de assumir o domínio, ser superior. Teriam dado certo, caso tivesse havido respeito mútuo, ótima comunicação e compartilhamento de ideias, valores e objetivos, mas não: virou uma guerra de insultos, baixarias e vilanias.
Sem união, sem respeito, sem admiração, cada um seguindo para o lado oposto, só podia resultar em divórcio, numa separação que somente prejudica os que dependem deles para terem o básico para sobreviver: educação, saúde e segurança.
Órfão do Poder e da Política, o povo sofre as consequências: morre em filas de hospitais, fica na ignorância e vive com medo, sem proteção alguma, como qualquer fruto da paternidade irresponsável.
Com o divórcio do Poder e da Política, temos cada vez mais políticos sem poder e poderes sem nenhum controle político, como disse o pensador Zygmunt Bauman.
E assim estamos cada vez mais longe de podermos viver num país mais justo, mais livre, mais desenvolvido.
A não ser que Poder e Política resolvam se reconciliar, aprender com os próprios erros, deixar o egoísmo de lado e pensar mais nos que dependem deles. Como em qualquer casamento, nunca dá certo quando um lado é generoso e o outro é egoísta.
É tudo uma questão de Justiça, mas que esta seja equilibrada.