sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Brasil Sem Grades lançou campanha Justiça Seja Feita!


A ONG, presidida por Luiz Fernando Oderich, realizou no dia 23 de setembro, em Porto Alegre, o Fórum Justiça Seja Feita, que teve como temática o novo Código de Processo Penal.

A ONG Brasil Sem Grades lançou a campanha Justiça Seja Feita no dia 23 de setembro, durante Fórum que teve como tema o novo Código de Processo Penal. O evento aconteceu no Ritter Hotéis (Largo Vespasiano J. Veppo, 55), em Porto Alegre. Na ocasião, foi lançado o vídeo da campanha, desenvolvida pela agência Competence, com a participação de pais, mães e filhos - cujos familiares foram vitimados pela violência e os criminosos continuam  impunes. Os participantes do evento foram o presidente da BSG, Luiz Fernando Oderich; o promotor de Justiça, Mauro Fonseca  Andrade e o deputado federal Osmar Terra.

A ideia do Fórum foi de chamar a atenção da sociedade para falhas existentes no novo CPP. “Os retrocessos são muitos, mas os dois pontos cruciais são o juiz das garantias e o juiz-defensor. Diz o novo código que, se o juiz atua na fase da investigação, ele não pode atuar na fase do processo, por isso, ele cria o juiz das garantias para atuar durante a investigação. O problema é que, para cada fato, serão necessários dois juízes. É uma burocratização. Se tornará um grande problema nas cidades pequenas, onde só há um juiz e resultará em mais demora. Em relação ao segundo, o novo texto diz que, se o juiz quiser alguma prova que nem a acusação nem a defesa apresentaram, ele só pode pedi-la se for a favor do réu, nunca em favor do Ministério Público. Isso é um absurdo e uma injustiça”, enfatizou Luiz Fernando Oderich.

O evento teve a presença de parceiros da entidade e pessoas ligadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “É necessário discutir e analisar profundamente este novo Código, pois chega de impunidade no Brasil, onde os criminosos estão soltos e a sociedade, literalmente, atrás das grades das suas residências”, ressalta Oderich. Mais informações pelo telefone (51) 3333.7070 ou www.brasilsemgrades.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário