terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Amor de Manoela por Garibaldi

Nunca um amor me comoveu tanto quanto o de Manoela de Paula Ferreira por Giuseppe Garibaldi. Foi como se ela o tivesse esperado a vida inteira e, ao encontrá-lo, ter a tristeza de vê-lo partir com outra e novamente ficar esperando por ele até a morte. Ele preferiu ficar com Anita Garibaldi, uma mulher casada que abandonou o marido para ter uma vida de aventuras ao lado dele.

Manoela era sobrinha do grande general Bento Gonçalves e se apaixonou por Garibaldi assim que o viu. Infelizmente, a corte de Garibaldi não foi bem aceita por seu tio, que o julgava um aventureiro, um homem indigno de desposar tão bela e delicada sinhazinha de uma família tradicional.

Sob o pretexto de Manoela estar prometida a um dos filhos de Bento Gonçalves, o pedido de casamento de Garibaldi foi recusado. Mesmo assim, Manoela estava disposta a abandonar tudo para seguir com ele.



Só que, em 1839, na Tomada de Laguna, Garibaldi conheceu Anita Maria de Jesus Ribeiro, uma mulher casada.
Anita não era uma “sinhazinha”. Anita não seguia regras de uma família tradicional. Anita era inculta e humilde. Não havia convenções que a prendessem, só o desejo de abandonar uma vida fútil e insípida ao lado de um homem que não lhe inspirava orgulho algum. Apaixonou-se pela alma livre e guerreira de Garibaldi. Admiração foi o que ela sentiu por ele. E no fã de provar que era sua “cara metade”, é que se tornou uma guerreira também.

Foi com desgosto que Manoela, que esperava pelo retorno de Garibaldi, o viu chegar ao Rio Grande do Sul trazendo consigo Anita, que já se intitulava Anita Garibaldi.
Logo em seguida, com o declínio da Revolução Farroupilha, Garibaldi emigrou para o Uruguai, seguido de perto por Anita e por 900 cabeças de boi pela sua participação na revolução.

 

Manoela de Paula Ferreira retornou para Pelotas, onde morreu solteira, aos 84 anos. Jamais casou, pois o esperou por todo o restante da vida, sentada à janela, vestida de branco, chegando a ser alvo de chacotas por parte de algumas pessoas que a julgavam louca.  E ele nunca retornou, mesmo depois da prematura morte de Anita, aos 28 anos de idade.

Eu acredito que Garibaldi realmente tenha amado a Manoela. Em suas memórias referiu-se a ela desta maneira: “Uma dessas jovens, Manoela, era a senhora absoluta do meu coração: sem esperança de poder possuí-la, ainda assim não poderia deixar de amá-la. Era desposada de um dos filhos de Bento Gonçalves”.

Em relação à Anita: “Era Anita a mãe dos meus filhos, a companheira da minha vida nas boas e nas más horas, a mulher cuja coragem tantas vezes desejei fosse minha”. Garibaldi omitiu em suas memórias o fato de Anita ter abandonado o marido para ficar com ele.

Manoela amou realmente a Garibaldi. Amou-o acima de tudo, mesmo sendo tão diferente dele. Era frágil, delicada, culta, educada para ser uma ótima dona de casa, mãe e esposa dedicada. Amou-o incondicionalmente, pois amava acima das diferenças, o que é muito raro e difícil de conseguir.

Anita amou o que Giuseppe poderia significar: liberdade, uma vida de aventuras, afirmação do seu caráter obstinado, firme e resoluto. Sua natureza era igual a dele: independente, corajosa e enérgica. É mais fácil a convivência entre iguais.

Mas não sei por que, sempre desejei que a doce Manoela tivesse ficado com ele, mesmo que esperasse um bom tempo. Se eu tivesse vivido naquela época, teria torcido para que ele um dia aparecesse sob a janela da casa dela, e que ele terminasse seus dias em paz. Seu nome e o de Anita já estavam gravados na história mesmo. Só que Manoela merecia um final feliz também.

Se Anita ficou conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”; Manoela ficou com o eterno título de “A Noiva de Garibaldi”. Assim consta no epitáfio de seu túmulo, em Pelotas.

Anita Garibaldi       













Manoela de Paula Ferreira



      





30 comentários:

  1. oi loba tudo bem ? como posso conversar com voce ? tem msn ou email ou orkut me passa ?

    ResponderExcluir
  2. voce ten noticia de opnde esta o diario da manuela poie eu so li alguns trexos sei que ele deve de estar guradade en algum lugar por favor se souber me avisa meu imail meucoracao.sjb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. O amor de Manuela, representa o sentimento de todas as mulheres que amam, simplesmente amam sem considerar as diferenças, as circunstancias. E ela nao se casou porque nao se conformou com nada menos daquilo que ela almejava. Para mim e a mais linda historia de amor. Anita entrou para a historia como guerreira, Manoela foi a guerreira mulher obscura, no cotidiano de cada dia

    ResponderExcluir
  4. eu ate hoje fico triste com essa historia se eu fosse parente dela na quele tempo teria dado conselhos pra ela ter seguido ele pra mim ela passou a vida sofrendo so de imaginar me da vontadede chorar queria muito ler o livro da historia da manuela depois que assisti a casa das sete mulheres eu faço tudo pra nao sair de perto do meu marido ele precisava mudar de cidade pra trabalhar e todos diziam para que eu nao fosse por causa dos meus filhos mas eu nao pensei duas vezes e nao escutei ninguem fui e nao me arrependie se ela tivesse feito o mesmo teria sido feliz por mais curta que fosse sua vida

    ResponderExcluir
  5. essa historia e muito bonita a historia de um amor impossível

    ResponderExcluir
  6. A Mulher para Garibaldi era mesmo Anita,corajosa,guerreira o amor deles foi um amor real,consumado e não a utopia da loucura de Manoela,Garibaldi e Anita eram sim almas gêmeas,tal qual Lampião e Maria,as pessoas não tem culpa de amarem umas e outras não, Manoela tinha que ter seguido a vida dela com outro homem,casado e ter filhos,desculpem mas ela devia ter algum problema psicológico sim,ninguém ama a vida toda sem ser amado,pois o amor é como um planta que tem que ser regada se não morre,desculpem mas pessoas como ela tinham que ser tratadas com psicólogos ou psquiatras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, TEresa...Inclusive na época das séries os historiadores ficaram revoltados com a ficção da minisserie...Anita foi, nas palavras dos historiadores, a mulher q Garibaldi mais amou..Nao houve uma duvida entre ela e outra..Sempre foi ela....

      E a forma como eles se conheceram, ele a avistou de longe num navio entre um grupo de mulheres, atravez de uma luneta, desceu em um barco foi ateh a praia, mas nao a encontrou...Dpois na cidade, ao ser convidado a uma casa...Reencontrou aquele rosto q chamou atençao dele..E nao foi como como pessoas q acabavam de se conhecer, mas sim como pessoa q se reencontravam e buscavam alguma remanescencia de antes...Foram mais o menos essas as palavras dele..E antes de Anita encontrar Garibaldi, jah tinha seus ideias, foi um encontro nao soh de iguais, mas de almas gemeas q se reencontram..Ela nao abandonou o marido, o marido se alistou no exercito imperial e sumiu... Msmo se ela tivesse largado, teria todas as razoes do mundo para faze-lo...

      Manoela era sim, perturbada...Devia ser uma jovem muito romantica sonhando com a utopia, e provavelmente esquizofrenica...

      E Anita representa nao soh a mulher guerreira literal, mas guerreira em todos os sentidos q a mulher de todo dia pode viver...Lutou por sua sobrevivencia muito nova..Lutou por seu amor, por seus ideais..Lutou contra o preconceito, ou vcs acham q nao falavam pelas costas qndo ela passava, mulheres invejosas de sua coragem, q ela era uma mulher facil, q nao prestava, q abandonou o lar...Q vivia com um homem sem estar casada, mas sim amasiada...Eram criticas muitos fortes e duras q haviam na epoca a mulheres a frente do seu tempo.

      Ela foi uma mulher forte, em todos os sentidos...

      Excluir
    2. Só pra acrescentar, não diziam por maledicencia q ela era louca, MAoela realmente desenvolveu loucura...Agora a despeito disso, uma pessoa pode amar a vida inteira outra sem ser correspondida, pode acontecer..Mas nao eh saudavel pra pessoa, pessoas assim geralmente se apaixonam pela fantasia e ideologia q criaram sobre outra pessoa..As pessoas nunca sao exatamente como imaginadas num amor platonico...Ou simplesmente a q ama, tem q se conformar de nao ser amada, e nao ficar obcecada por isso. Todo mundo nasceu para se amar, e dpois amar e ser amado...Amor de um eh tortura..Amor verdadeiro, eh amor correspondido...Amor q se realiza, amor q convive...Amor testado na vida real, fora da imaginaçao...

      Excluir
    3. Eu concordo. O amor de Giuseppe e Anita foi um amor real e verdadeiro. Ela se encantou e amou a Manuela, mas ela não era a alma gêmea dele. Foi amor a primeira vista e ninguém pode dizer ao contrário. Manoela desejou a morte de Anita, e isso já demonstra loucura e obsessão pq ela não se apaixonou e amou sozinha. Deus e o Céu abençoaram o amor de Anita e Giuseppe. Eu ssempre vou acreditar que a Anita foi o único amor da vida do Giuseppe. Manuela foi um encanto que ela mesma criou sem ter certeza se seria real, e quando não foi surtou á ponto de querer a morte dela. Anita não se importou com as palavras das pessoas, nem mesmo as do Tio dela, ela seguiu em frente e ficou com quem ama, lutou e conquistou. Sou fã da Anita. Manuela poderia muito bem ter sido feliz ou ao menos tentado ser. Mais preferiu viver na obsessão e morrer sozinha. A família de Bento eram todos desequilibrados.

      Excluir
  7. Teresa raquel...
    Acho que vc realmente não conhece o sentido, a essência da palavra AMOR. Pena que existam pessoas como você.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com a Teresa disse! Quem não conhecia o amor era Manoela, que não conhecia o amor mais importante, que é o amor próprio. E outra, se ela amasse ele realmente, teria largado tudo e ido atrás. Ela sentia por Garibaldi era ilusão.... Acho lindo como Anita e Garibaldi ficaram e tiveram a sua história de amor linda juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que ridículo naquela época as mulheres não trocavam de amor ou de homem como hoje não. Eram românticas. Ela se apaixonou e preferiu viver só do que ter que se casar sem amor. Estamos falando de uma mulher de 200 anos atrás. Que burro esse comentário

      Excluir
    2. E outra como ela poderia largar tudo e ir atrás de Garibaldi só uma pessoa sem cultura nenhuma pra fale isso. Acha então que uma família importantíssimo ia permitir que ela, saísse por aí em uma guerra atrás de um homem queestrangeiro. Do jeito que as pessoas naquela época eram preconceituosas. Realmente é de doer esse comentário

      Excluir
  9. Anita era aventureira y manoela era una mulher culta tonces ele escolho la aventura ele tuvo un amor pela amnita xq ELA era mais independente.Eu Acho que o único amor verdaderio e o amor de Manuela xq amou y esperou a guisepe. Para toda sua vida.era nao era louca solamente estuvo esperando x ele.mais e le era homen e nao la esperou.manoela tinha un amor imposible un amor verdaderio

    ResponderExcluir
  10. Acho que manolea amo mais.que grande e esta historia de amor.

    ResponderExcluir
  11. Pois é Manuela ,não era sobrinha direta de Bento G da Silva,ela era Meirelles, do clã dos Meirelles de Triunfo, Bento era neto do Meirelles. Este Meirelles era genro do Jeronimo Ornellas conhecido como fundador de POA.
    O Jeronimo tinha filho por tudo que era canto. Assim sendo estas familias realmente povoaram o Rio Grande e lutaram muito por êle. Tenho o maior orgulho de todos me antecederam, sou do ramo do Leão G da Silva, fo de Bento e os diarios que consegui da Manuela muito me comoveram e de Volta a Pelotas irei visitar a sua rua,

    ResponderExcluir
  12. Amor mais lindo foi o de Estevão e Rosário. Esse amor sim, foi o mais lindo da minissérie

    ResponderExcluir
  13. Sempre quis que Garibaldi ficasse com Manuela, mas depois de ver tudo que Anita passou, meu Deus que mulher guerreira, companheira, mereceu o amor de Garibaldi, mas sabendo que ele também amou muito Manuela e lhe foi proibida, acredito que poderia ter voltado, pois ele sabia que Manuela sempre pertenceria a ele.
    Pode ser que ele tenha pensado que ela tivesse se casado realmente com outro homem é estivesse feliz. Quem sabe se ele não pensou assim? Não temos como saber. E sobre ela o ter amado a vida toda, quando a entrega é total e o coração se fecha, isso acontece sim. Ela poderia ter amado outro, mas ela se privou pela memória de seu grande amor. Um amor lindo que foi impedido. Muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente tbm ténho uma irmã que amou uma pessoa na juventude teve 2 filhos dele porem não se casaram e os dois são solteiros até hoje.

      Excluir
  14. Todos eles mereciam muito mais ��

    ResponderExcluir
  15. É verdade que Manoela se entregou para Garibaldi perdendo a virgindade com ele como foi representado na minissérie?

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que você deveria pesquisar a história real e não se basear pela minissérie!!! Primeiro que Anita não abandonou o marido, foi o marido que abandonou ela!!!! Segundo, Garibaldi assim que viu Anita em uma praia se apaixonou perdidamente por ela, e esquecendo por completo o seu ENCATAMENTO por Manoela!!! Ele ficou apenas encantado pela beleza de Manoela e nada mais. Amor,paixão foi por Anita, ele deixou isso bastante claro no seu diário, que se transformou em livro(As memórias de Garibaldi) Então pesquise direito antes de falar merda sobre um dos casais mais importante da história do Brasil. A minissérie romantizou demais um casal que nem chegou a existir de fato, Anita e Garibaldi se amaram até o fim da vida um do outro, ele mesmo casado com outra ainda falava de sua Anita com amor e saudade já que ela morreu as 27 anos, deixando ele viuvo. E pra você ver que Manoela não significava nada pra ele, pois nem depois da morte de Anita ele voltou para Manoela, ele nem lembrava mais dela... A minissérie tá quase toda errada, Manoela era na verdade prima de Bento Gonçalves, era loira, e se iludiu sozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom acho que realmente as pessoas devem se inteirar da história. Porque está escrito e foi dito por garibaldi que ele se apaixonou perdidamente por uma linda jovem de olhos azuis a qual ele nunca esqueceu. E que esse amor foi negado. E depois sim ele realmente se apaixonou por anita.

      Excluir
  17. Eu gostaria de saber o final real de Rosário, Inácio e Perpétua. No Google não encontrei nada sobre a morte do casal em 1850 e se realmente Rosário enlouqueceu ou se Estejam existiu.

    ResponderExcluir
  18. Eu tb gostaria de saber sobre esses personagem...a minissérie foi excepcional mas gostaria de saber a real vdd de todos.

    ResponderExcluir
  19. Linda a história de amor mais Garibaldi foi e pedido de se casar com Manuela por isso casou se com Ani

    ResponderExcluir
  20. Pra mim, ele só ficou com Anita porque o impediram de ficar com Manoela

    ResponderExcluir
  21. Muito comovente essa história. Anita brava guerreira e Manoela doce e apaixonante. Queria que ela tivesse um final feliz também

    ResponderExcluir