quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os enormes cavalos de batalha da Idade Média

Na Idade Média, os cavaleiros costumam montar enormes cavalos de batalha. Fortes, robustos, esses cavalos gigantes suportavam 27 kg em chapas de aço das armaduras de seus donos e também o peso da cota de malha que cobria seus dorsos para protegê-los das lanças do exército rival.
Esses cavalos ainda existem e são da raça Shire.
O cavalo da região do Shire (Inglaterra) foi muito utilizado nas batalhas medievais, distinguindo-se pela sua força e resistência. Ao contrário da maioria dos cavalos de grande altura, o Shire não só suportava o peso do cavaleiro equipado com a armadura, mas também conseguia correr à vontade no terreno. O Shire de fato consegue suportar cinco vezes o seu peso!
Com a Revolução Industrial, o Shire começou a entrar em desuso, tanto no transporte de pessoas e mercadorias, como nos trabalhos agrícolas. Esta combinação de fatores lançou o Shire numa luta pela sobrevivência. Hoje em dia, existem cerca de 5 mil exemplares em estado selvagem. Apesar de lenta, a recuperação da raça começa agora a dar frutos.
Na foto vemos Luscombe Nodram, apelido Noddy, tem 2,05 metros de altura, pesa uma tonelada e meia e tem 7 anos. Está com a sua proprietária, Jane Greenman, na Austrália.



Mais um cavalo da raça Shire.
Este é Duke, com apenas cinco anos de idade e que já tem, do casco ao dorso, mais de dois metros de altura. Ele ainda está crescendo e pesa uma tonelada. Segundo a matéria do Daily Mail, este é um recorde mundial. Duke foi resgatado quando seu antigo dono morreu. Levado para um abrigo para animais, ele rapidamente se tornou uma atração no Horse Refuge in Tenterden, Kent, onde seus novos donos tiveram que construir um estábulo gigante adaptado pra ele.
Da ponta do nariz até a cauda ele tem mais de 3 metros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário