sábado, 4 de agosto de 2012

Por que a mídia sempre é a culpada?

Há quem julgue a mídia a verdadeira culpada por tudo o que está ocorrendo de ruim neste país. Há quem diga, até, que a mídia brasileira, num golpe baixo, está fazendo de tudo para desestabilizar o projeto de governo do PT e que o chamado “mensalão" foi invenção dos meios de comunicação para "preparar a candidatura do PSDB, seja ela com o nome de Serra ou de Aécio, para as eleições de 2014".
Bem, é preciso um bode-expiatório, não? É preciso achar um culpado para toda essa sujeirada que está aparecendo por baixo dos panos e que, se não fosse o jornalismo investigativo, jamais teríamos conhecimento.
Dá-se o nome de Jornalismo Investigativo (ou de Investigação) à prática de reportagem especializada em desvendar mistérios e fatos ocultos do conhecimento público, especialmente crimes e casos de corrupção, que podem eventualmente virar notícia.
O "mensalão" não foi criação da mídia e nem da Revista Veja. O "mensalão" talvez tenha sempre existido, mesmo em outros governos, mas graças à evolução tecnológica dos meios de comunicação, ficou mais fácil aos jornalistas o acesso a fatos obscuros. Culpem à tecnologia então, destruam-na, façam com que voltemos aos velhos sinais de fumaça, ao telégrafo, aos pombos-correios, mas jamais culpem os jornalistas.
Parabéns aos jornalistas investigativos que têm feito um bom trabalho e auxiliado muito o Ministério Público. Quem encontra na mídia a raiz de todos os problemas que envolvem corrupção são aqueles que temem o que será publicado. Quem não deve, não teme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário