quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Estão Matando Nossos Jardins

A Prefeitura de Porto Alegre mandou derrubar uma árvore (ficus) de mais de 50 anos em praça central da capital gaúcha para colocar uma cafeteria no local.
Cheguei à conclusão que este caos urbano se deve mais à destruição da natureza nas grandes cidades e não somente ao aumento populacional. Estão matando nossas árvores, destruindo nossos jardins para poderem arrecadar mais impostos dos comerciantes.

Cada vez fica mais difícil poder sentar num banco, em alguma praça pública, e ficar observando despreocupadamente a vida e as pessoas passarem. O pouco que resta das praças são gramas escassas, brinquedos destruídos e bancos tomados por mendigos.  Não há preservação e manutenção por parte da Prefeitura.

Antigamente, a Praça Parobé era um lugar belíssimo. Acabou dando lugar a um horrível e malcheiroso terminal de ônibus ao lado do Mercado Público.
Ao olhar estas fotos antigas da Praça Parobé, da década de 40, entendo por que na Europa eles preservam seus patrimônios históricos e jardins. O encantamento sempre gerará mais lucros que a decepção.


Acervo: O. A. Fett, reprodução

Acervo: Tecidos Raphael Dabdab, divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário