domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sonho, realidade e fantasia.

Há quem me julgue uma destruidora de sonhos e de fantasias pelo que tenho postado neste blog.  O que há de errado em fantasiar e fugir um pouco da realidade, mesmo que isso traga sofrimento? Afinal, a realidade é dura demais e é preciso que se busque encantamento seja lá como e com quem for. É melhor o inferno de um amor não resolvido ao enfadonho paraíso dos que apenas se suportam” – dizem-me.
Concordo em parte. Eu mesma tenho necessidade de encantar-me de vez em quando, seja por alguém, por um livro, por um filme, por uma viagem. Ter paixões, sonhos e fantasias, é necessário, pois é isso que impele o ser humano ao autoconhecimento, desde que, vejam bem, não se perca o senso da realidade.
Pois é justamente a realidade que faz o sonho e a fantasia serem coisas tão distintas. É uma linha tênue que separa esses dois mundos e que tem a finalidade de manter nossos pés no chão quando, por algum motivo, aventuramo-nos na ilha da fantasia ou no mundo dos sonhos possíveis. Sem a realidade para trazer-nos de volta, perderíamos o tino e permaneceríamos para sempre perdidos, envoltos nas brumas do faz-de-conta ou perseguindo sempre o impossível.
E o que tem a ver realidade, sonhos, fantasias, com relacionamentos humanos?
Realidade é a nossa condição subjetiva e objetiva de vida, é como realmente nos mostramos e vivemos, de acordo com as nossas possibilidades. Podemos viver em condições que não nos sejam satisfatórias, resignando-nos e aceitando o que não podemos mudar ou fazendo uso dos nossos sonhos.
Sonho é o que nos impulsiona, impele-nos à frente, mesmo diante dos obstáculos quase intransponíveis. É o que nos dá energia para lutarmos por objetivos, metas, por melhor qualidade de vida. Em nome dos nossos sonhos ultrapassamos limites, transformamo-nos em seres empreendedores e ousados, podendo mudar nossas vidas, elevar a autoestima e orgulharmo-nos de nós mesmos. Um exemplo é o navegador Almyr Klink. Ele sonhou algum dia atravessar o Atlântico em um barco a remo. E conseguiu. Apenas um detalhe: ele realizou o sonho por seus próprios méritos. Não esperou que alguém o realizasse por ele. Quando esperamos que alguém realize nossos sonhos, já não se trata de sonho, mas de fantasia.
E fantasias são frutos das nossas carências emocionais, as quais, muitas vezes, nos tornam vulneráveis às ilusões. É quando esperamos que tudo aconteça sem que tenhamos de fazer esforço. Ao contrário do sonho, que depende apenas de nós mesmos e da nossa proficiência, fantasias sempre envolvem outras pessoas. E é devido a essa dependência que normalmente não passam de desejos que se extinguem rapidamente. Muitas vezes trata-se até de desejos infantis, onde o desejar se torna imperioso, mas frustrante quando não obtido.
Sonhos podem ser possíveis, bem como nas fantasias os desejos podem até se realizar. O que não se deve fazer é perder a realidade de vista e ter habilidade para transitar entre os mundos real, possível e imaginário sem pesares ou sofrimentos. É tudo uma questão de discernimento.
Todavia, enquanto os sonhos nos fazem crescer, amadurecer, desejar ser felizes e não esperar recompensas por desapontamentos ou perdas do passado, por justamente se tratar de metas voltadas ao futuro, as fantasias, quando confrontadas com o mundo real, colocam em xeque muitos dos valores aprendidos durante uma vida inteira, pois quando uma pessoa se encontra no mundo da ilusão, acabará mais machucada do que satisfeita com a realização dessas fantasias, pois se depara com seus valores morais, com o sentimento da inveja, ciúme, o medo de perder, a sensação da ameaça, a insegurança de não poder alimentar a ilusão para sempre. Entendam: sonho é uma meta, um objetivo. Já na fantasia, é preciso que exista uma pessoa, um rosto, um nome, uma identidade, algo.
Enfim, fantasiar, sonhar e viver a realidade ao mesmo tempo é complicado. É preciso saber dosar essas três “vidas” muito bem, levando em conta valores éticos e morais, para não envolver, de maneira irresponsável, pessoas que também devem possuir seus próprios sonhos e que não gostariam de vê-los destruídos por desejos infantis.
Eu já tive fantasias. Errei, acertei, dei-me mal algumas vezes, até aprender que fantasiar é uma atividade solitária, isola-nos do mundo. Muito melhor é o sonho compartilhado, que aproxima e não faz mal a ninguém.
Mas nem todos os sonhos que sonhei deram certo. Talvez porque tenham sido compartilhados com a pessoa errada. Mas nada me tira a fé nos sonhos que ainda tenho por viver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário