quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como os homens enfrentam uma discussão

Li um artigo do Mytho Leal sobre o que acontece na mente dos homens durante uma discussão de relacionamento.

A maioria das mulheres tem a mania de pensar que os homens pensam e sentem da mesma maneira que o sexo feminino, e fica frustrada quando eles simplesmente não reagem quando verdades são ditas no calor de uma discussão. O silêncio deles e talvez um virar de costas podem ocasionar o fim de um relacionamento. Afinal, a maioria das mulheres que pensa em separar-se do namorado/marido sempre reclama que o par não a escuta, não a entende, não valida seus sentimentos, não está nem aí para ela e que o casamento terminou por falta de diálogo. Para reparar o que costuma significar na maioria das vezes um grande erro, é preciso penetrar na natureza masculina e entender seu funcionamento.

Nós, mulheres, costumamos conectar o cérebro com todas as partes do nosso corpo. Assim, numa discussão, quando o gatilho emocional é acionado, o cérebro é inundado de lembranças das coisas que o parceiro fez (e este nem lembra mais do que fez e por que fez) ou deixou de fazer. Quanto mais as emoções afloram, mais o cérebro fica ligado à espera das respostas que o possam aliviar da enchente. Diante do silêncio masculino, não há alívio e, consequentemente, o corpo inteiro fica paralisado (penso que nessas horas muitos homens são obrigados a dormir no sofá). Acontece que há uma explicação para esse silêncio: o cérebro dos homens simplesmente “desliga” durante brigas ou discussão com mulheres. Conforme o artigo: “Durante uma discussão, o cérebro do homem “hiberna”, e o da mulher, pelo contrário, aumenta a atividade, sensibiliza-se”.

Eis mais um excerto do artigo:
“...agora que a conversa começou ela vai dizer o que já lhe disse 200 vezes, tudo o que ela acha de você. E na sua cabeça tem um coelhinho sem Duracel que já ficou sem bateria há tempos...”

O silêncio dele pode significar muitas coisas, até mesmo recusar-se a discutir para não feri-la, para protegê-la de palavras que a possam magoar mais ainda. O homem desconecta-se da discussão e só quer fugir dali, quer que ela pare de falar, quer estar em outro lugar menos ali, porque o instinto de preservação é mais forte nele.
Só que, para as mulheres, quem cala consente. O silêncio desperta na mulher uma sensação de razão e autoconfiança (confirma tudo o que ela está dizendo), outorgando a ela o direito de falar cada vez mais.
“...Ai você começa a ficar impaciente, e basta ela se empolgar um pouquinho mais e dizer algo ofensivo, que você é alvo de um sequestro de amígdala (glândula no cérebro responsável pelo instinto de sobrevivência) e, na tentativa de autopreservação, como se fosse um reflexo, fala algo totalmente impensado e particularmente doloroso.
Ela começa a chorar. Você, ainda acreditando estar com a razão desde o início, ainda chateado com ela (por achar que está certo), pede desculpa. E mais uma vez ela vence a discussão, que desde o início já estava ganha, por ser uma discussão unilateral. É impossível você perder num monólogo”.

Enfim, seria bom que todas as mulheres soubessem o que leva um homem a silenciar na hora de uma discussão. Certamente tal atitude evitará horas a fio de um discurso infrutífero onde o máximo que ele fará é balançar a cabeça ou afastar-se definitivamente.
Silenciar na hora da briga nem sempre significa afronta, mas respeito pela parceira.

Abaixo posto um vídeo engraçadíssimo que mostra o quanto podemos traumatizar um homem quando resolvemos discutir com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário