domingo, 15 de agosto de 2010

O Coelho de Pelúcia

O Cavalo de Pele tinha vivido por muito mais tempo no quarto de crianças do que qualquer um dos outros.

Ele era tão velho que seu revestimento marrom estava careca nos remendos e mostrava as costuras embaixo, e a maioria dos pelos em sua cauda tinham sido arrancados para fazer colares de contas.

Ele era sábio, porque ele tinha visto uma longa sucessão de brinquedos mecânicos chegar se gabando e andar com arrogância, e um a um quebrar suas molas principais e acabarem-se. Ele sabia que eles eram apenas brinquedos, e nunca se tornariam qualquer outra coisa.

Pois a mágica do quarto de criança é muito estranha e maravilhosa, e somente aqueles brinquedos que são velhos, sábios e experientes como o Cavalo de Pele, compreendem tudo isso.

"O que é REAL?" perguntou o Coelho um dia. "Significa ter coisas que zumbem dentro de você e uma manivela saliente?"

"Real não é como você é fabricado", disse o Cavalo de Pele. "É algo que acontece com você".

"Quando uma criança o ama por um longo, longo tempo, não apenas para brincar com você, mas REALMENTE ama você, então você se torna Real".

"Isso machuca?"

"Hummmmmm... às vezes", ele era sempre sincero. "Quando você é Real, não se preocupa em ser machucado".

"Isso acontece de repente, como quando alguém lhe dá corda ou aos poucos?"

"Isso não acontece tudo de repente... Você se torna (transforma). Demora um longo tempo. Por isso não acontece freqüentemente para as pessoas que se quebram facilmente, ou que têm bordas afiadas, ou que têm que ser guardadas com cuidado".

"Geralmente, quando você se torna Real, a maior parte de seu cabelo foi (amorosamente) arrancada, e seus olhos caem e você se torna frouxo nas juntas e muito surrado".

Mas estas coisas não importam no entanto, porque uma vez que você é Real, você não pode ser feio, exceto para pessoas que não compreendem".

Obs.: Esse trecho corresponde à história "The Velveteen Rabbit" narrada por Meryl Streep num CD musicado e produzido por George Winston, pertencente à coleção "Dancing Cat Records" retirada da versão completa disponível no site: http://www.writepage.com/velvet.htm.
A história completa pode ser lida, em português, no site http://www.idph.net/idiomas/velveteenrabbit.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário