sexta-feira, 26 de julho de 2013

Considerações

Estou pouco me importando se o Eike já não é mais bilionário. Não quero nem saber se o Genoíno está passando bem ou não. No Sírio Libanês todos sempre passam muito bem.
Não mexem comigo notícias desse tipo, mas me comovi ao saber da morte de um mendigo por causa do frio. Legistas dizem que ele já devia estar doente e o frio inclemente acabou por tirar-lhe a vida. Enfim, já estava morto desde o momento em que não foi hospitalizado para receber tratamento e também porque a calçada era sua casa. Ironia é um programa assistencialista da Dilma se chamar  Minha Casa Minha Vida e contemplar até filhas de prefeitos e não contemplar moradores de rua. Ironia é não existir um programa de recuperação de moradores de rua  igual ao que recuperou um "mendigo-modelo" em Curitiba. Moradores de rua só podem contar com abrigos, mas abrigos resolvem os problemas deles somente até o amanhecer. Mais nada.
Sei que muitas pessoas alegam que os mendigos não gostam de abrigos porque têm de obedecerem a certas regras, como, por exemplo, não poder beber cachaça no recinto. É compreensível que eles não queiram se separar da cachaça, seu único alento para suportar a vida miserável. Enquanto muitas pessoas só conseguem dormir com Rivotril, mendigos só conseguem com cachaça, pois é a única droga que conseguem comprar.
Por isso é que acho que mendigos não precisam de abrigos. São apenas "fornecedores de felicidade temporária", paliativos, assim como os antidepressivos e ansiolíticos.  Cachaça é o Lexotan deles. Mendigos precisam de cuidados, de tratamento específico, precisam ser internados em clínicas especializadas pagas pelo governo a fim de serem recuperados. Mendigos são pessoas que um dia perderam tudo, seja lá o motivo que for, perderam a dignidade e o respeito por si mesmos. Precisam de ajuda psicológica, de tratamento, precisam se sentir dignos novamente. Não estão nas ruas porque querem, mas por algum motivo que poderia ser descoberto caso não houvesse tanto descaso.
Eu não me importo com a saúde de políticos corruptos, mas me importo com o dinheiro que eles escondem em malas e cuecas, dinheiro dos impostos que pagamos para que pessoas não passem fome, frio e muito menos morram porque não receberam tratamento para suas doenças.
Indigna não é a miséria exterior de uma pessoa. Indigna é a sua morte causada pela miséria interior dos nossos políticos e legisladores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário