terça-feira, 2 de julho de 2013

Plebiscito da Dilma – por Paulo Sant'Ana (Jornal Zero Hora, 02/07/2013)

Está em baixa séria a popularidade e Dilma Rousseff.
E como não poderia estar se ela teima em manter 39 ministros em seu governo. Isso é um despautério, tanto financeiro como administrativo.
Só o que pode salvar Dilma da impopularidade crescente e total é ela diminuir para 15 ministérios esses 39 ineficientes e atrapalhantes.
Volto agora a um tema que passa a ser urgente em razão de que querem realizar uma reforma política e devem pôr no centro dela o voto em lista.
E eu queria voltar a advertir os meus leitores sobre a esparrela em que querem nos colocar.
Pelo voto em lista, como se sabe, os eleitos para a vereança, a deputação estadual e federal serão aqueles que figurarem no topo da lista elaborada pelos partidos.
E aí que reside o embuste.
Como já escrevi, pelo voto em lista o eleitor pode votar num candidato e ver eleito um outro, até mesmo se o candidato escolhido pelo eleitor for mais votado que o eleito da lista.
Só por isso já daria para que rejeitássemos essa farsa.
Mas tem mais: o eleitor vota num candidato que obtém milhares de votos, digamos 100 mil votos. E o eleitor vai ver então que ele não foi eleito porque não estava nas primeiras colocações da lista partidária.
Ou seja, um candidato que está no topo da lista do partido faz muito menos votos (10 mil) que os 100 mil do candidato em que o eleitor votou, e o eleito é o que fez 10 mil votos.
Isso é um absurdo, uma insensatez, trata-se de um truque que os políticos vão usar para que nunca o eleitor possa renovar os eleitos, sempre serão eleitos os preferidos dos partidos colocados estrategicamente nas primeiras posições das famigeradas listas de apadrinhamento.
Pode acontecer assim que o mais votado de todos os candidatos à Câmara Federal ou Estadual ou Municipal não seja eleito, e serão 10, 20, 30 candidatos menos votados que aquele mais votado.
Isto é o fim.
Não caiam nessa!
Marquem bem, rejeitem energicamente este voto em lista fraudulenta.
Rejeitem!
(Publicado na coluna do Paulo Sant'Ana - Terça-feira, 2 de julho de 2013 – jornal  Zero Hora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário