quarta-feira, 3 de julho de 2013

Ponderações


Não saberia explicar por que, mas estou torcendo para que o Edward Snowden, delator de espionagem dos EUA, consiga driblar seus perseguidores e ficar para sempre em um lugar seguro. Ele não matou ninguém, não é um terrorista nem guerrilheiro, apenas expôs práticas ilícitas de espionagem. Não era nem espião de outro país. Só achava que as pessoas tinham direito à privacidade.
 
 
Comparei a atitude dele com a do policial do Rio de Janeiro que atirou a própria arma dentro de uma fogueira e depois juntou-se aos manifestantes, na manifestação do dia 26/06/13. É a pressão psicológica que faz uma pessoa agir desta maneira, é o confronto consigo mesmo. Muitos soldados americanos, que eram obrigados a matar para cumprir ordens superiores, perderam a sanidade depois que voltaram da guerra. 
 



Sob pressão psicológica muitos são capazes de matar ou até mesmo tirar a própria vida. É a pressão em sua forma negativa. Mas existem pessoas que transformam-na em algo libertador, livrando-se das amarras psicológicas para poderem ficar com a consciência tranquila.
Talvez seja neste momento que despertam de forma consciente para a vida, em seu verdadeiro significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário