segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Mau Exemplo das Novelas

Há anos não assisto mais a novelas. São maus exemplos. É mãe disputando o namorado da filha (coroas se relacionando com garotos); esposa traindo o marido e vice-versa (sexo, mentiras e traição); assassino terminando seus dias numa ilha paradisíaca (exemplo de impunidade e que o mal compensa), incentivo à gravidez precoce e irresponsável (sempre há uma garota engravidando do namoradinho. Cadê a campanha para o uso da camisinha?); e, pasmem, mostram a mesma garota assumindo sozinha a criança como se isso fosse a coisa mais terna e encantadora na vida de uma mulher e não um ato de burrice. Por que não mostram a dura realidade que as mães solteiras enfrentam, bem como as consequências futuras na vida da criança?

E agora virou moda as novelas incentivarem meninas a se relacionarem com homens mais velhos, bem mais velhos, como se estes fossem um “bom negócio”. Somente na novela Insensato Coração há quatro coroas com mulheres bem mais jovens: Teodoro (Tarcísio Meira), um ricaço de 75 anos casado com uma mulher 28 anos mais jovem (Glória Pires); Cortez (Herson Capri), 58 anos, casado com uma mulher 27 anos mais jovem (Deborah Secco); Milton (José de Abreu), 65 anos, que namora uma de 28 anos (Roberta Rodrigues) e Raul (Antônio Fagundes), 62 anos, casado com uma de 34 anos (Camila Pitanga).

Em uma reportagem, o novelista Ricardo Linhares, autor da novela Insensato Coração, deixou bem claro que julga os jovens de hoje uns babacas inseguros e incapacitados para amar uma mulher ao afirmar que foi proposital a formação de pares com grande diferença de idade por ser um reflexo do que ele vê no dia a dia. Para este autor “as garotas buscam experiência de vida aliada ao carinho, ao interesse em proporcionar mais afeto. O homem maduro tem mais preocupação com a felicidade da sua parceira”. Linhares deixou claro na reportagem que todas as mulheres desiludidas com a imaturidade de seus namorados devem se envolver com cinquentões separados, galanteadores e cheios de amor para dar. É isso o que ele deseja transmitir através do seu folhetim das 20h.

Por que não é mostrada a pureza do primeiro amor entre jovens da mesma idade, com os mesmos tendo o cuidado de não gerar crianças de forma irresponsável? Por que não mostram que o estudo e a preparação para o mercado de trabalho é importante na vida de um jovem casal que deseja unir-se em matrimônio um dia? Por que não mostram que pode haver vida decente num relacionamento, seja entre pais e filhos, entre amigos ou entre casais?
Porque isso não dá IBOPE. O lado sórdido da natureza humana sempre atrairá a atenção de espectadores já esquecidos de valores morais como amor, respeito e altruísmo. 

E está errado o Linhares ao julgar que homens mais velhos são os melhores partidos para as jovens mulheres solteiras. Podem até ser no sentido de fornecerem estabilidade financeira, mas duvido que a maioria que anda por aí disponível tenha estabilidade emocional. Pelo que tenho visto e vivido, homens maduros que preferem estar com garotas com idade para serem suas filhas buscam um prazer que não são mais capazes de sentir. E querem o mesmo encantamento, o mesmo charme e a ousadia do tempo em que eram jovens, só que não podem mais retribuir. E se submetem aos caprichos de suas “filhinhas”, fazendo-lhes todas as vontades. É por isso que o “sábio” Linhares acredita que esses homens maduros se preocupam mais com a felicidade das suas parceiras. Os mais jovens exigem que suas parceiras cresçam, evoluam e tenham atitude perante a vida, pois já passou a época em que somente o homem era provedor. Qualquer pessoa adquire experiência de vida matando um leão por dia, com as próprias mãos, e não se aproveitando de outra para subir na vida de maneira fácil e proveitosa. Isso não é crescer, mas depender.
Mas, como disse um amigo, é vivendo enganado que se crê no que se sente.
Deixemo-los, portanto, pensarem que ainda são jovens ao lado de suas “meninas” até que elas cresçam, façam o “pé de meia” e os abandonem.

4 comentários:

  1. Tambem sou contra novelas.

    Novelas não retratam a realidade das famílias nem da sociedade e sim promovem ÊNFASES de comportamento aprovadas pelos autores e por um grupo de manipuladores da opinião pública. Se a população comum boicotasse certos programas certamente por interesse economico a Globo mudaria.

    ResponderExcluir
  2. Uma forma eficaz de boicotar as novelas é deixar de comprar conscientemente tudo o que o canal anuncia e DIVULGAR essa decisão nas redes sociais. Finalmente alguém mais pensa como eu e se manifesta.

    ResponderExcluir
  3. Eu não consigo entender como milhões de pessoas ficam hipnotizadas vendo esses lixos de novelas. Todas são de péssima qualidade, sem criatividade, e exploram de forma exagerada o drama, como se as pessoas vivessem num caos social.

    ResponderExcluir
  4. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20131109172732AAY6akr

    ResponderExcluir