sábado, 2 de junho de 2012

Vontade de Jogar a Toalha – Por Sérgio Vaz


Claro: tem horas que dá vontade de simplesmente jogar a toalha. Não adianta nada, nada adianta nada. Os caras vieram para ficar para todo o sempre. São muito mais espertos que nós. Já tomaram de assalto todo o Estado, a União: privatizaram para eles as instituições todas. Ocuparam todos os espaços possíveis.
O sujeito faz o que bem entende. Não tem limite algum. Acha-se maior que tudo, sabe que ninguém poderá alterar a devoção infinita, cega, de mais de 80% da população. O camarada faz uma chantagem com um ministro do Supremo – e escapa incólume. Ao fim de uma semana, vê-se que, na verdade, ele conseguiu o que queria: lançou sombras sobre o Tribunal que vai julgar o maior escândalo de corrupção da história do Brasil.
O camarada comparece a um circo de horrores da TV aberta, da TV que é concessão pública, e faz propaganda aberta de seu candidato à Prefeitura de São Paulo – e está tudo bem, nenhum TSE vai ousar desautorizá-lo. Faz propaganda de si mesmo e diz que volta, sim, a ser candidato para impedir que seus rivais voltem a governar o país – e está tudo muito bem, e quem reclamar é fascista, extrema direita, e olhe que se mexerem com o Lula botamos o povo na rua!
E o pior é que podem, sim, botar gente na rua. Eles dominam tudo: o governo federal, todos os postos importantes, as empresas públicas, a Caixa, a Petrobrás, o Banco do Brasil. Eles são os donos do governo, da máquina governamental, das centrais sindicais. Eles são donos de tudo. Privatizaram o Brasil para usufruto deles.
Eles são safos – é preciso reconhecer. Não são óbvios, primatas, como Stálin, Fidel, Chávez. São melífluos, fingidores, disfarçados.
Dá vontade de simplesmente jogar a toalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário